Apesar de o Brasil ser um país com alto potencial em ser autossuficiente na produção de combustível, os postos de gasolina e os impostos que o governo impõe fazem com que nosso dinheiro evapore mais rápido do que o próprio combustível.
Por isso, é cada vez mais necessário termos mais atenção na hora de dirigir para economizar combustível e evitar que seu dinheiro vá pelo ralo. Anote algumas dicas para não ter que parar o tempo todo nos postos e ter uma melhor manutenção do seu carro:
- ao contrário do que muitas pessoas pensam, dirigir em ponto morto (a famosa banguela) não economiza combustível. É exatamente o oposto, pois o motor fica funcionando em marcha lenta. Se você dirigir engrenado sem acelerar, o combustível é cortado pelo sistema automaticamente;
- acelerações bruscas fazem com que seja injetada mais gasolina no motor, gastando mais;
- quando estiver em alta velocidade, sobretudo em estradas, feche os vidros do carro. O vento faz pressão e influencia na aerodinâmica do carro, diminuindo seu desempenho e fazendo com que você tenha que aumentar a aceleração;
- evite andar com excesso de peso, sobretudo no porta-malas;
- quando estiver parado em um semáforo de longa duração, deixe o carro em ponto morto. Manter o carro engrenado quando estiver ligado e parado por muito tempo consome combustível desnecessariamente. É comum vermos pessoas acelerando;
- não há necessidade de andar sempre com o tanque cheio, pois o combustível também exerce peso no carro. Abasteça quando o marcador estiver atingindo cerca de ¼ (um quarto) do tanque;
- da mesma maneira que não é recomendável andar com o tanque cheio, evite andar também na reserva. Você não vê, mas no tanque há resíduos de evaporação e sujeira e fazem com que os bicos injetores fiquem entupidos;
- para quem gosta de ar condicionado, deixe sempre em temperatura média. A temperatura máxima faz com que o consumo de combustível aumente em até vinte por cento;
- troque de marcha sempre que for necessário. Não force o carro no limite de cada marcha nem ande em marchas muito lentas. Por exemplo: se você estiver acima de 50 km/hr você já deve utilizar a quarta marcha. Estudos indicam que o uso errado da marcha pode elevar o consumo em até 30%;
- ande sempre com os pneus calibrados. Se estiverem com libras menores do que o necessário, o contato com o chão aumenta e você terá que acelerar mais.
- Fonte : Simples total
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